
Minha vida na escola
A escola é um lugar para se estudar, porem também é um lugar de convivência e aprendizagem, ela pode mudar drasticamente a vida de alguém, como por exemplo a minha.
Quando entrei no pré, me dei muito bem com tudo, foi assim até o fundamental . Quando entrei no quinto comecei a sofrer um pouco com Bullying e brincadeiras de mal gosto. Com tudo o que tinha me acontecido, fiquei meio triste e decidi focar nos estudos nos estudos .Eu estava determinada, mas tinha algumas dificuldades com as matérias .
Hoje em dia acredito que mudei muito, me esforcei e melhorei, sou mais ''atenta'' e estudiosa, não chego a ser uma nerd mas consigo uma nota boa, não tenho mais tanta dificuldade, e isso só foi possível por causa da escola, a escola em si mudou totalmente minha vida .
Em relação ao futuro pretendo terminar o ensino médio com boas notas, fazer faculdade e ter um bom trabalho, e até mesmo constituir uma família, também pretendo fazer cursos, como ; Italiano, francês e Inglês, e para isso preciso me esforçar muito e focar nos estudos .
Com tudo chego a conclusão que a escola faz parte da nossa vida, e que por conta dela ,tive amizades, amores e tristezas, mas tudo valeu a pena, quero seguir em frente com meus sonhos , como diz a música Biografia da banda Strike ,''Meus sonhos eu vou seguir, independente do que for, com aquela sede que só tem quem nunca se abalou ''.
LOG DO BLOG
21/03/17 - Criação dos botões Prof Sidy, Notícias e 5 colegas de sala. Falta adicionar 2 colegas e completar os endereços de web de todos os botões.
22/03;17 - Alteração de designs da página inicial; criação do perfil
05/04/17- Criação do log do blog , criação da auto avaliação.
Auto avaliação
Antes eu não tinha muita experiência com digitação então nunca tinha criado um blog ou coisa parecida ,não tinha experiência alguma com site ou blog .
Após criar este site creio que meu conhecimento em computação mudou muito ,até meus conceitos sobre sites blogs mudou .
A postagem que mais gostei de fazer foi a `` sobre mim``,pois nela conto sobre minha historia ,e como foi minha vida escola ,tenho certeza de que alguém vai se identificar em alguma parte .
Bom seeu pudesse recomeçar o blog tenho certeza que o faria melhor e com mais assuntos ,porque acho não levei muito a serio no inicio ,e agora vejo que poderia ter me empenhado mais .
A leitura ,criatividade,agilidade e conhecimento são minha melhor arma como blogueira ,pois de nada adianta ter um blog ou site e não saber ler ou criar.
Este projeto me ajudou mudo com a digitação e a produção de texto ,e me despertou muito interesse .
Para que o projeto seja mais interessante recomendo mais pesquisas e atividades fora da sala.
Ver o que o aluno esta fazendo e orienta lo é extremamente
necessário pois é preciso ordem pra ter uma boa aula .
Minha turma até que se empenhou bem , no começo foi difícil ,mas ao longo das aulas todos pelo menos tentaram fazer o blog.
Para mim ,minha maior dificuldade foi na produção de texto e em questão da criatividade .
1. Qual era sua experiência/conhecimento sobre blogs antes de criar o seu blog pessoal?
2. Considerando sua dedicação, como você evoluiu desde o início do projeto até hoje?
3. Qual dos posts você considera sua produção mais criativa? Explique o porquê.
4. Se você pudesse iniciar tudo de novo, o que faria diferente? Por que?
5. Liste 5 atitudes e comportamentos seus que podem contribuir para melhorar sua produção de "blogueira(o)".
6. Qual parte desse projeto você considera mais importante para a sua aprendizagem como aluno e como pessoa?
7. Que sugestões você daria para que o projeto se tornasse mais motivador, interessante e prazeroso?
8. Quanto às atividades no laboratório de informática, o que você sugere para torná-las mais eficazes?
9. Avalie e comente o empenho geral da sua turma, quanto a: a)interação, b) participação, c) criatividade e d) esforço.
10. Como o trabalho com leitura influencia no interesse pelo blog?
11. Quais foram suas maiores dificuldades ao criar o blog e mantê-lo atualizado?
Minha auto avaliação
Água é vida
No dia 13 de abril os alunos da escola E.E.Prof.Rita de Cássia da Silva do 1º ano do ensino médio foram ás 8h da manhã para a Estação de Tratamento de água do Rio Capivari Sanasa para o estudo do meio .
O tratamento de água se da através de vários processos e etapas , é um logo caminho desde a captação até a água potável .A água passa por noves processos que são; captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, fluoretação, coloração, correção do PH ou acidez da água e armazenamento .Essas etapas são necessárias para se ter água potável.
A primeira etapa é a captação, onde a água é captada de um rio , por meio meio de um conjunto de tubos que traz a água para um tanque na estação de tratamento ,a água passa por grades que impedem que a sujeira permaneça na água. A segunda etapa é a coagulação , onde a água armazenada recebe a adição de sulfato de alumínio ou sulfato férrico ,que possibilitam a formação de flocos de sujeira , dando início a terceira etapa ,a floculação ; nessa etapa , a água é direcionada para outro tanque , onde será adicionado um polímero que fará com que os flocos se juntem formando outros flocos ainda maiores e pesados .Logo em seguida vem a decantação ; onde a água sera direcionada para outro tanque onde ficara em repouso , para que possa assim decantar .Filtração ; após a decantação a água atravessa um grande filtro formado por areia, carvão ativado e cascalho, nessa etapa as impurezas deixadas na água são eliminadas , e em seguida passa pela desodorização , onde é eliminado qualquer odor ou mal cheiro que ha nela .Fluoretação nessa etapa é adicionado flúor e e cloro .A ultima etapa é a correção do ph da água ,onde diminua a acidez da água .Por fim a água é armazenada e distribuída para as residencias.
O projeto Sanasa na escola existe para conscientizar os jovens sobre o processo que a água sofre para ficar potável , e para conscientizar sobre o desperdício e a importância da água para nossa existência .
Pretérito perfeito e imperfeito
Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado.
Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido.
Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.
Por exemplo:
Ele estudou as lições ontem à noite.
Comi um pudim ontem a noite .
Origem da Literatura no Brasil
Em 1140, Portugal se separou do reino de Leão e Castela para se tornar um estado independente. Essa separação política não rompeu seus profundos laços econômicos, sociais e culturais com o resto da península Ibérica. O mais forte desses laços era a língua: o galego-português.
O nascimento da literatura portuguesa coincide com o do próprio país. E nas cortes dos reis e dos fidalgos portugueses, galegos e castelhanos que o lirismo galego-português germina. Os trovados galego-portugueses desenvolvem sua lírica amorosa claramente influenciados pela literatura provençal.
Acredita-se que o primeiro texto literário galego-português seja a "Cantiga da Ribeirinha" [também conhecida como "Cantiga da Guarvaia"], que se supõe ter sido composta em 1198.
José de Anchieta
José de Anchieta nasceu em Tenerife, uma das Ilhas Canárias, em 1534. Filho dos nobres João Lopez de Anchieta e Mência Dias de Clavijo y Lerena, esta descendente dos conquistadores de Tenerife. Sendo alfabetizado em casa, ingressa depois na escola dos dominicanos. Na adolescência, mais precisamente aos 14 anos, viaja a Coimbra em companhia de seu irmão mais velho, matriculando-se no curso de Humanidades e Filosofia Real Colégio das Artes. Passados dois anos, candidata-se ao Colégio da Companhia de Jesus e, no ano seguinte, é aceito como noviço.
Em 1553, com 19 anos, vem ao Brasil em missão jesuítica pela catequese dos nativos chefiada pelo Padre Luís de Grã, integrando a frota do governador-geral Duarte da Costa. A ação catequética, com a meta de catequizar os índios Carijós, abarca de São Vicente aos campos de Piratininga. Na companhia do condiscípulo Manuel de Nóbrega, desbrava a Serra do Mar, em direção ao Planalto, se instalando em Piratininga, onde funda o Colégio Jesuíta.
Com 43 anos, sendo 24 passados no Brasil, Anchieta é designado como Provincial, o posto mais alto da Companhia no Brasil, com o objetivo de administrar os Colégios Jesuítas de todo país. Em suas viagens, que passam a ser constantes, viaja para várias cidades, entre elas Santos, Rio de Janeiro, Santos e Olinda.
José de Anchieta aprendeu a língua tupi, o que mais tarde lhe permitiu escrever a Gramática tupi, que seria usada em todas as missões dos jesuítas.
Entre suas obras, destacam-se, destacam-se as Poesias redigidas em português, castelhano, latim e tupi. Os poemas envolvem tanto temas religiosos como sociais e humanitários, advindos da experiência de décadas com a população indígena. Entre esses escritos, o mais célebre é o Beata Virgine, poema dedicado à Virgem. Em 1954, na comemoração do IV centenário da cidade, os poemas de Anchieta são traduzidos e transcritos pela pesquisadora Maria de Lourdes de Paula Martins, sendo posteriormente editados e publicados. Além das poesias, destaca-se também a obra em prosa, presente nas Cartas Jesuíticas.
Em 1597, aos 63 anos e já doente, o padre dirige-se a Reritiba (atual Anchieta), aldeia que fundara no Espírito Santo, onde passa seus últimos dias. Seu falecimento viria a ocorrer no dia 9 de junho do mesmo.
José de Anchieta também é autor das seguintes obras: O Auto de São Lourenço, Arte de Grámaticada linguá mais usada no Brasil, Carta da Companhia, José de Anchieta, entre outras mais.
José de Anchieta
